Meu blog principal

Achologia

Pesquisar aqui

 

Arquivos

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Sexta-feira, 13 de Abril de 2007

Macho ou murcho?

por Antonio Francisco

Há dias uma passagem bíblica não sai de minha mente. Veja Isaías 3.4-5. Deus castigou o povo de Israel no tempo do profeta Isaías colocando crianças no governo e permitindo que meninos afrontassem os idosos. Em outras palavras, isso fala da decadência social. Há poucos dias escrevi sobre a falência de nosso sistema educacional. Nossas estruturas sociais pioram, evidenciando a necessidade de algo novo. Mesmo aquilo que parece bom, não passa de paleativo, pois não atinge satisfatoriamente a moral e a vida espiritual das pessoas em geral.

Vivemos uma crise de liderança masculina que se agrava cada dia. E tudo começa em casa. A Bíblia fala que Deus reprovou um sacerdote porque seus filhos eram ímpios. Ele não tinha autoridade sobre os filhos. Apenas falava. Ele temia mais aos filhos do que a Deus. Os filhos daquele líder espiritual se fizeram desprezíveis, e ele não os puniu.

A figura masculina de autoridade está sendo transferida do homem para a mulher. É a mulher que cuida do recém-nascido na enfermaria do hospital, em casa, ela se destaca como mãe, na escola, 90% dos professores do ensino fundamental são mulheres, e a mulher aparece com autoridade também como policial. A mulher influencia no comércio e na igreja. Quando ela não lidera nos ministérios da igreja, faz parte da maioria dos ouvintes.

Em casa a mulher orienta a criança sobre a roupa a vestir, ensina-lhe os primeiros hábitos, e ela faz as compras para casa. Não é estranho que o rapaz queira ser macho como a mamãe (não murcho como o papai).

Não seria por isso que os homens estão se feminilizando e as mulheres se masculinizando? A aparência dos homens é cada vez mais feminina e a aparência das mulheres é cada vez mais masculina. As funções de homens e mulheres estão cada vez mais indefinidas; e isso não satisfaz a nenhum dos lados, nessa aparente guerra dos sexos.

A verdade é que os homens precisam resgatar a missão de vida para a qual estão aqui. O homem deve parar de se esconder atrás da mulher e assumir a liderança do lar, cuidando da esposa, tratando-a com honra, dando direção aos filhos, passando segurança com firmeza e ternura. Vamos superar essa crise de homens murchos para homens machos no melhor sentido da palavra.
publicado por Antonio Francisco às 02:06
link do post | comentar | favorito
"O silêncio nem sempre é de ouro; às vezes é simplesmente amarelo". "A incapacidade de ser firme é, ao meu ver, o problema mais comum no mundo hoje" - Dr. Benjamim Spock. "O lar centralizado no adulto do passado fazia dos pais senhores e das crianças, escravos. O lar de hoje centralizado na criança tem feito dos pais escravos e das crianças senhores" - Marguerite e Willard Beecher. Counter

Fev de 2007
blogs SAPO